twitter


COORDENAÇÃO DE ESPORTES


Circuito Brasileiro de Wheeling pela primeira vez em Socorro -SE.

No Município de Nossa Senhora do Socorro foi realizado a 3º etapa do Campeonato Brasileiro de Wheeling neste sábado dia 21 de agosto.

Destaque para o Piloto Wagner David do Rio grande do Norte (Pendências), que gerou uma grande expectativa para a competição de domingo com a sua principal manobra de andar em uma roda de costa para a moto e deixou bem claro que tem um grande apoio da Prefeitura de Pendências - RN.

 




SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES           
    A Escola Municipal Maria do Rosário Freire, que trabalha com a modalidade de Educação Infantil, irá evidenciar em sua I FEIRA DE CULTURA  a importância através da temática: “ Lendo, contando, recontando e vivenciando o mundo mágico da leitura” de forma lúdica e prazerosa, buscando envolver nossos educandos e comunidades, em geral, no mundo encantado da leitura, o contato da criança com a Leitura deve ser fomentada desde cedo. Desta forma.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
DIA: 28 de setembro de 2010
HORÁRIO:  18h

Abertura da I Feira de Cultura

Apresentações:
*      Contação de história ‘’os três porquinhos’’(aluna da creche ”A”)
*      Coreografia da musica “A formiguinha”-(turma da creche “A”)
*      Coreografia da musica Aquarela - (grupo de dança da escola)
*      Coreografia da musica O Pato –(turmas das creches “C” e “D”)
*      Coreografia da Música “Desengonçado”- (turma da creche” B”)
*      Peça Teatral “Dona Baratinha”- (Pré  I  –“A” e (Pré II – “A”)
*      Sarau de Poesias - (Pré I- “B” e (Pré II – “B”)
*      Coreografia da Música “Herdeiros do Futuro” - (Grupo de Dança da Escola)
*      Coreografia da Música Depende de Nós (Família Rosário)

DIA: 29 de setembro de 2010
TURNOS:  Matutino e Vespertino

Palhaço Pipoca e as bonecas (Trilhas do Amanhã e Fundação Félix Rodrigues)


DIA:30 de setembro de 2010
TURNOS:matutino e vespertino

Mundo Mágico (Projeto Projovem)

                           
ORGANIZAÇÃO DOS STANDS


DIA: 29 e 30 de setembro de 2010
HORÁRIOS: 08:00hs ás 11:00hs (Matutino)
                      14:00hs às 17:00hs (Vespertino)


STAND I:   A MAGIA DA ARTE
STAND II:  BRINCANDO COM POESIA
STAND III:  CONTOS E ENCANTOS

“Se a criança descobrir que o livro faz rir,faz chorar,
faz da pulos, ter raiva, talvez tenha vontade de
correr atrás do livro como corre atrás da bola.”

Fanny Abravamovich



 


























































CONSEC-RN

O CONSEC-RN E FÓRUM DCA CONVIDAM A TODOS PARA COMEMORAÇÃO DOS 20 ANOS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE -ECA
O Consec/RN e o Fórum DCA têm o prazer de convidá-lo a se fazer presente no evento "20 Anos do ECA: avanços e limites. Desafios e possibilidades na rede de proteção integral", que acontece no dia 22 de julho, às 14 h, no Auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves - CEMURE.
O evento tem como objetivo Comemorar os 20 aos do Estatuto da Criança e do Adolescente resgatando sua história e os avanõs alcançados desde sua promulgação, bem como a efetivação dos direitos infanto-juvenis para os próximos anos. Sua presença é de extrema importância.

Atenciosamente,
Marcos Dionísio Medeiros Caldas
Presidente Consec/RN


SELO UNICEF - EDIÇÃO 2009 - 2012
FORTALEZA-CE


Dando continuidade às atividades do Selo UNICEF, Edição 2009-2012, conforme previsto no Guia Metodológico, a coordenação do selo UNICEF Edição 2009-2012, Fortaleza-CE, Organizou neste dia 07 de junho de 2010 no CEMURE - Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (ao lado da rodoviária) o I Encontro Estadual sobre a Metodologia do I Fórum Comunitário.
Além do(a) articulador(a), a Sta. Maria Leonor Dantas Rosa participaram da capacitação o(a) Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente a Srta. Libânia Paula Barbalho Marreiro e a adolescente Amanda Ingrid da Costa Zacarias.

O 1º Fórum Comunitário

A coordenação do 1º Fórum Comunitário é responsabilidade do CMDCA, que deve contar com o apoio do/a articulador/a e da Comissão Municipal Pró-Selo, buscando a participação ativa de adolescentes.

Fóruns Comunitários do Selo UNICEF Edição 2009-2012

De acordo com o Guia Metodológico do Selo UNICEF Município Aprovado (Edição 2009-2012), no Eixo de Participação Social, serão desenvolvidas e avaliadas as capacidades dos municípios de mobilizar setores da comunidade para a realização de dois Fóruns Comunitários e de atividades e projetos em torno de três temas: Educação para a Convivência com o Semiárido (no caso dos municípios do Semiárido); Mudança
Climática e o Impacto na Vida das Crianças (no caso dos municípios da Amazônia); Arte, Cultura e Comunicação para a Diversidade Étnico-racial; e órgãos de justiça e segurança, meios de comunicação, clubes de serviços, grupos religiosos e de adolescentes; Identificação e preparação de facilitador/a para coordenar o trabalho com a comunidade e de equipe de apoio operacional; Confecção e distribuição de convites e material informativo para os meios de comunicação disponíveis; Escolha de espaço compatível com o número estimado de participantes; Providência de equipamentos (a exemplo de computador, data show, retroprojetor, cavalete/flip chart e sistema de som), lanche e material de escritório para uso dos participantes (piloto, canetas, papel, etc.) – Tudo a critério do município!
Construção do diagnóstico. É muito importante estabelecer prazos para o cumprimento das tarefas, dividir Esporte e Cidadania.

O 1º Fórum Comunitário deverá ser realizado até o dia 30 de setembro de 2010, abrindo espaço para o debate sobre o diagnóstico da situação de crianças e adolescentes do município, elaborado pelo CMDCA e Comissão Pró-Selo, com a participação de adolescentes. Com base nessa análise, serão apresentadas diretrizes e propostas para o Plano de Ação Municipal, voltado para o alcance de avanços e melhorias na garantia dos direitos da infância e adolescência. O 2º Fórum Comunitário, previsto para o primeiro semestre de 2012, avalia a caminhada do município em direção aos objetivos do Selo UNICEF e a realização dos temas de Participação social.

Os Fóruns são oportunidades nas quais a comunidade analisa as condições de vida de suas crianças e adolescentes, planeja e sugere ações pela garantia e defesa dos direitos da infância e adolescência, monitora e avalia o impacto de projetos, programas e políticas sociais voltadas para as meninas e meninos de até 17 anos. Este espaço de diálogo impulsiona e qualifica a participação social, fortalecendo o compromisso de gestores públicos, técnicos municipais, organizações da sociedade civil, comunicadores,
empresários, jovens e adolescentes, famílias e comunidades com a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES




Chegou em nossa cidade o Trilhas Potiguares



EQUIPE DO TRILHAS POTIGUARES ESTARÁ EM PENDÊNCIAS DE 11 À 17 JULHO DE 2010

A Equipe do Projeto Trilhas Potiguares da UFRN, esteve em Pendências-RN, no último dia 11 de junho sob a condução do Sr. Luis Freire(professor) natural de Pendências-RN, e os alunos de Serviço Social, artes, Comunicação social, Jornalismo e radialistas da UFRN, Graciane, Fábio e Leandro. O Motivo da visita ao município é buscar parceria junto a prefeitura municipal através das Secretarias Municipais de: Educação, Assistência Social e Saúde, Conselho Tutelar, articulação do selo UNICEF, para realizar oficinas pedagógicas abordando as temáticas do município nas áreas sociais, educacional, cultural e comunicação social, preparando alunos das escolas municipais, estaduais e privadas, através destas oficinas nas áreas que mais interessar-los. O Projeto Trilhas Potiguares abrange 18 cidades do RN, dando preferência a cidades de menor porte e na cidade de Pendências estará desenvolvendo suas atividades de 11 a 17 de julho, desde já estão todos convidados a participar direto ou indiretamente deste belíssimo trabalho.


O que é o Trilhas Potiguares?

 

Um Projeto da UFRN que reúne diversos alunos de diferentes áreas de atuação que realizam atividades durante uma semena no município.


O que vai ter?

Diversas oficinas, cultura, ecologia. lazer e muitas outras.

Como faço para me inscrever?

Procure a lista das atividades desenvolvidas pelo projeto Trilhas na Praça Cívica de Pendências e inscreva - se!

Quem pode se inscrever?

Estudantes (Ensino Médio, Ens. Fundamental, Universitários), professores, mães, gestantes, cuidadoras, jovens, terceira idade, donos de restaurantes, cozinheiros, agricultores, agentes culturais, etc.
 
NÃO PERCA!!!

De 11 a 17 de julho!!!



Palestras e oficinas mobilizam a Escola Municipal Padre José Luiz da Silva em Pendências



As atividades abordavam temas como drogas, saúde e teatro






Por Leandro Travassos


A Escola Municipal Padre José Luiz da Silva, localizado em Pendências de Cima recebeu os alunos do projeto trilhas Potiguares pela parte da manhã de segunda feira. Na escola de ensino primário as alunas Guilliana Belém de Nutrição e Elizabeth Cristina de Geografia ministraram dinâmicas relacionadas à higiene pessoal e sobre a importância da alimentação saudável. Elisabeth se surpreendeu com o fato de as crianças saberem desses hábitos, mas não praticarem por não saberem como fazer.
 
Frente da escola José Luiz

Aluna Giulliana Belém ensinado as crianças os hábitos de uma vida saudável
Fábio Fernandes e Rose alunos de Artes trabalharam com os alunos, dinâmicas teatrais, música e brincadeiras.
oficina de teatro com alunos do quinto ano
Uma palestra de capacitação dos professores cujo tema “Relacionamento familiar e escola” foi ministrada pelos alunos Rodrigo Tavares, Gracianne Nunes e Francislene dos Santos. Alunos da área de comunicação e saúde. A palestra contou com a presença de todos os professores da escola. Para Adriane Lemos, professora do 2º ano, a palestra trouxe muitas informações importantes que pretende colocar em prática com seus alunos.
Gracianne, aluna de Assistência Social palestrando sobre questão do bom relacionamento do professor, aluno e a família.


Trilheiras palestrando sobre a inovação didática


No final da manhã, Anna Martha, monitora de Educação Física reuniu os alunos para a atividade de iniciação da prática esportivas.

Anna Martha ensinando os fundamentos do vôlei


No período da tarde foram ministradas palestras para adolescentes abordando assuntos relacionados a drogas e uma mostra de vídeo abordando o tema do alcoolismo. E também uma oficina sobre fármacos em que Francilene dos Santos, aluna de Farmácia, deu uma explicação sobre os tipos de remédio e ressaltou o cuidado da automedicação.

Francilene chamando a atenção dos alunos para o cuidados com os medicamentos


Para a diretora da escola Cleide Pereira Lima, as atividades desenvolvidas pelos universitários vem trazer um novo ânimo para os professores.
- Esse projeto é muito importante para a nossa escola. Os professores estão bem motivados com as palestras. Além de trazer novos conhecimentos para as crianças. Seria bom que o trilhas Potiguares viesse mais vezes aqui. Comentou a diretora.
Durante a noite os alunos saíram em cortejo pelas ruas de Pendências convocando a população a participarem das atividades. A caminhada durou 15 minutos. Ela saiu do ginásio poliesportivo Oto Bezerra e foi a até a praça central Levani de Freitas. Uma pequena multidão seguia o carro de som muito animado.


Os professores também assistiram outra palestra sobre inovação didática para os docentes de língua, cujo objetivo principal, era proporcionar novas formas de ensino e atualização de conceitos. A palestra foi ministrada pelas alunas da área de educação, Ana Carolina, Mariana Freire, Alice da Costa. Midnai Gomes, aluna de Biblioteconomia fechou o ciclo de palestras falando sobre o papel da biblioteca e o seu uso. A Monitora ressaltou que a biblioteca não é somente um enfeite de escola e falou também sobre a necessidade de educar os alunos para conviverem com os livros.

 
Trilheiros fazem som na frente do ginásio Oto Bezerra 
Musica e diversão em frente a praça Levani de Freitas

Emilia Guimarães e Giulliana Belém se preparando para o cortejo
Trilheiras fazendo chamada ao povo para participar das atividades

O projeto trilhas Potiguares chega ao município de Pendências


Alunos são bem recebidos na cidade e em reunião apresentam suas propostas de atividades

Por Leandro Travassos

Secretário de Educação Vicente dando as boas vindas aos trilheiros
O projeto trilhas Potiguares chegou ao município de Pendências no ultimo dia 11 de julho. O grupo de alunos foi bem recepcionado a noite na Escola Municipal Cleófas Moura da Rocha com a presença do coordenador local Vicente Romualdo da Silva Filho, secretário de esporte e Cultura, pelo chefe de gabinete Antônio Tavares que desejou as boas-vindas aos alunos e também representantes da sociedade civil.  

coordenador e os trilheiros se reunem com representantes da cidade para discutir as atividades que ser desenvolvidas

Na oportunidade da reunião o professor Luiz Freire coordenador da equipe de Pendências apresentou os alunos e o cronograma das atividades que seriam realizadas durante a semana. Para o coordenador, a missão maior da equipe é formar multiplicadores que levem os trabalhos adiante depois que o grupo for embora.

Trilheiros na noite de apresentação aos representantes de Pendências


Trilheiros na noite de apresentação aos representantes de Pendências


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES



Resultado do Concurso de DesenhoA Secretaria de Educação, Cultura e Esportes - SEMECE, através da Coordenação de Cultura divulga hoje, dia 09 de Julho de 2010 o resultado do Concurso de Desenho e Pintura que teve como tema: "Retratando a Historia de Pendências em Desenho e Pintura". A Comissão Julgadora foi composta por:
Claudemberg de Oliveira Brito (Artista Plástico - Pintor);
Jailson Martins dos Santos (Artista Plástico - Escultor);
Maria das Dores Barbosa (Historiadora e Mestra da Ação Griô - Minc);
Raquel do Nascimento Barboza (Historiadora e representante do Ponto de Cultura Casarão de Ofícios);
Frahermene Medeiros (Historiador).


O concurso teve um total de 582 alunos participantes, dos quais cada escola fez uma seletiva enviando-nos apenas 1 (um) desenho. A comissão reuniu-se para julgar um total de 12 (doze) desenhos feitos pelos alunos das escolas do município (municipais, estaduais e privadas), considerando os seguintes critérios de avaliação:

• Adequação ao tema;
• Originalidade;
• Criatividae e
• Harmonia das cores.
Os desenhos foram analisados de acordo com a visão crítica dos julgadores, resultando na seguinte classificação:
1º Lugar - O desenho de Nº 338 e Pseudônimo: Dadá (Aluno Adailson do Nascimento Souza, da Escola Estadual Monsenhor Honório cursista do 1º ano do Ensino Médio  )
                                                                                 1º Lugar
                                                                                                            
                                                           
2º Lugar - O desenho de Nº 268 e Pseudônimo: Juju (Aluno Julianderson Moura Antunes, da Escola Municipal Terezinha Justo cursista do 8º Ano do Ensino Fundamental);


                                                                         2º    Lugar

3º Lugar - O desenho de Nº 527 e Pseudônimo: Léo (Aluno Leonardo Souza Silva, da Escola Estadual Pedro Alves de Medeiros cursista do 6º Ano do Ensino Fundamental);


                                                                        3º Lugar

O resultado da Comissão Julgadora é irrecorrível e inquestionável.
A SEMECE parabeniza o Prefeito Ivan de Souza Padilha pela iniciativa e agradece a confiança em nós depositada, demosntrando mais uma vez sua preocupação em valorizar nossos estudante.

Vicente Romualdo da Silva Filho
(Secretário Municipal de Educação, Cultura e Esportes)

Kássio Wagner da Silva Medeiros
(Coordenador de Cultura)
       O Coordenador de Cultura - Kássio Medeiros - e Coordenador da EJA - Benally César - participaram nesta quinta-feira, dia 08 de julho de 2010, de uma capacitação sobre Elaboração de Projetos. A reunião ocorreu na cidade de Natal, tendo inicio às 9h e término às 14h. O evento contou com a participação de Antônio Leal, Consultor de Leis de Incentivo, que apresentou a "Oficina Petrobras Cultural de Formatação de Projetos". A oficina abordou aspectos técnicos que devem ser observados na formulação de um projeto, incluindo uma prática de preenchimento dos formulários de inscrição do Programa Petrobras Cultural (PPC) e da Lei Rouanet.

        A reunião foi muito proveitosa, destacou os Coordenadores.